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Os motivos para olhar o Google Analytics 4 todos os dias

O Google Analytics 4 (GA4) é um recurso importante para qualquer negócio, além disso, é uma das ferramentas de web analytics mais usadas no mundo. Através de suas métricas, você pode obter insights valiosos sobre o desempenho do seu site, entender melhor o seu público e tomar decisões com base em dados para otimizar suas estratégias de marketing digital. Nesse artigo, exploro a importância de olhar o GA4 todos os dias e como você, um analista de dados, pode desenvolver um processo de análise de métricas eficiente.

Análise de métricas de marketing digital importantes

O GA4 oferece uma infinidade de métricas para você analisar. Entre as mais importantes estão:

  • Usuários: fornece informações sobre o número de usuários que entraram no site, no período de tempo que foi determinado.
  • Origem do tráfego: este indicador mostra de onde os seus usuários estão vindo (Ads, redes sociais, busca orgânica, e-mail, etc.). Para isso, você pode entrar em Relatórios > Aquisição > Visão Geral > procure os cards de Grupo de Canais Padrão como esse a seguir:
novos usuários por grupo de canais no GA4
Novos usuários por Grupo de canais, onde é possível saber de onde os novos usuários estão vindo.
  • Conversões: esta métrica mostra a quantidade de visitantes que realizam uma ação desejada em seu site, como fazer uma compra ou se inscrever para uma newsletter. Entre em Relatórios > Aquisição > Aquisição de usuários > Veja na tabela a métrica de conversões. Por grupo de canais você saberá quais deles estão convertendo melhor!
tabela com dados sobre grupo de canais no google analytics
Tabela com um resumo sobre grupo de canais e nas colunas temos detalhes dessa dimensão através de suas métricas.
  • Taxa de engajamento: esta é uma importante métrica disponível no Google Analytics 4 porque ela expõe o quanto o usuário se interessou em seu conteúdo. Na mesma tabela acima, você também consegue olhar esse indicador.

Desenvolvendo um processo diário

Como um analista de dados, seu dia deve começar com uma olhada no GA4 ou mesmo em um dashboard com indicadores importantes para seus clientes. Aqui está um exemplo de rotina diária:

  1. Verifique o GA4: comece o dia verificando as métricas mais importantes do GA4.
  2. Faça suas análises: analise as métricas, observe as tendências e identifique quaisquer anomalias. Anomalia pode ser algo considerado “fora da curva”. Por exemplo, todo dia seu site tem uma média que gira em torno de 1000 sessões e um dos dias da semana o site atingiu 5000. Opa! Tem algo importante aqui que deve ser investigado!
  3. Faça anotações: anote os principais insights que você obteve da sua análise.
  4. Cheque informações complementares: compare os dados do GA4 com outras fontes de dados para obter uma visão mais completa. Gosto de fazer isso com a receita, principalmente. É importante entender que no caso de um e-commerce, por exemplo, o Google Analytics 4 não mostrará informações exatas sobre a receita, mas sim o que o mercado chama de receita captada, diferente da faturada! Vou explicar melhor a diferença: é captada pelo GA4 a informação da receita fornecida pelo site quando o usuário conclui uma compra e chega até a página de recibo. Contudo, se esse comprador escolher uma forma de pagamento que exige uma ação posterior, como o pagamento de um boleto, por exemplo, caso ele não faça o pagamento, para o Google Analytics a compra foi concluída, para a plataforma do e-commerce, não. Por isso, temos a diferença entre os números. Nós chamamos isso de taxa de quebra. O Mercado aceita uma taxa de quebra de até 20%. Acima disso, pode haver problemas no tagueamento, de regra de negócio, usabilidade, sistema, dentre outros.
  5. Tome decisões: com base na sua análise, tome decisões sobre quais ações precisam ser realizadas.
  6. Execute: coloque suas decisões em ação. Seja ajustando uma campanha de marketing ou fazendo mudanças no site.

Se você trabalha em um escritório de projetos, programas e campanhas, com vários clientes, pode ser que alguns números façam sentido olhar diariamente e outros, não. Dessa forma, você pode dividir a inspeção diária, onde cada dia olha um grupo de clientes, para que nenhum fique desassistido.

O importante é que isso se torne um ciclo (APA) de Analisar > Planejar > Agir.

Tomando decisões com base em dados

GA4 não se trata apenas de obter números. Trata-se de analisar esses números, entender o que eles significam e usar essas informações para tomar decisões. Por exemplo, se você notar que uma certa fonte de tráfego tem uma taxa de conversão particularmente alta, você pode decidir investir mais nesse canal. Ao repetir o APA você poderá atestar se suas ações resultaram em um sucesso e realizar correções.

Também é necessário considerar anomalias ou comportamentos fora do padrão. Por isso, sempre que eu vejo algum comportamento desse tipo, gosto de conversar com meus colegas, ir além dos dados para realizar uma contextualização de modo que tenha uma informação.

Lembre-se sempre disso: informação é o dado contextualizado.

Algo que eu venho dizendo ao longo do tempo é que analistas que trabalham com marketing digital, seja em que área for, precisam sair de trás das máquinas! Não é algo literal, mas entender o que existe por trás dos números. Conversando com colegas, clientes, já encontrei diversas situações onde os números que eu achava que faziam sentido, na verdade, não faziam. Então, embora a análise de dados seja algo muito importante, falar com as pessoas, contextualizar os números, também é importante.

Além disso, foque em combinar indicadores de esforço e resultado, isso é muito importante. Falei sobre isso recentemente em um webinar.

Conclusão

Analisar o GA4 diariamente é crucial para o sucesso das campanhas e empreendimentos envolvidos. Ele fornece insights valiosos que podem ajudar a otimizar suas estratégias de marketing e melhorar o desempenho do seu site.

Use sempre esse ciclo de análise e tenha sucesso em suas ações.

Lembre-se, os dados são apenas valiosos se você souber como interpretá-los e usá-los. Então, dedique algum tempo todos os dias para analisar o GA4 e você começará a ver a diferença que pode fazer para o seu negócio e o dos seus clientes.

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