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Por que pequenos negócios precisam estar atentos aos dados?

No início é comum que o empreendedor tenha foco na construção de seu negócio e com isso acabe esquecendo muitas coisas. Isso aconteceu comigo. Quando fundei minha primeira empresa, estava tão focado em seu principal serviço, que eu esquecia de olhar e dar a devida importância para os números.

Se dividirmos uma empresa entre administrativo, comercial e operacional, veremos em cada uma dessas divisões indicadores importantes para que seja possível gerenciar o negócio. Não esqueça que: o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.

Os dados não são responsáveis por a empresa crescer de maneira saudável, mas permitem analisar se o crescimento do negócio está indo para o lado certo. A seguir vou dar alguns exemplos de como os dados, no que tange ao marketing digital, podem ajudar a mensurar o crescimento da visibilidade da empresa.

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Dados do Site

Muitas empresas pequenas e até algumas grandes não olham para os dados do site de forma estratégica. É comum em alguns casos eu conversar com gestores de sites e ao perguntar sobre as maiores fontes de visitas, eles não saberem me responder. Isso não é por mal, mas sim, por falta de conhecimento das ferramentas ou mesmo da importância de mensurar os dados.

Métricas simples — como números de usuários, conversões, vendas e de onde eles estão vindo — já podem ajudar e muito na elaboração de campanhas, estratégias para angariar tráfego. Muitos desses pequenos negócios não sabem usar o Google Analytics, por exemplo, que possui sua versão free. Inclusive a ferramenta, embora usada por muitas empresas grandes, teve seu desenvolvimento pensando em pequenos negócios.

Ferramentas web disponíveis

Além do Google Analytics, existem outras ferramentas que podem ser usadas, como: o Google Search Console, Looker Studio, Google Meu Negócio, dentre outras soluções.

No caso do Google Meu Negócio, se trata de uma excelente ferramenta para marketing local que pode ajudar muito pequenos comércios que não possuem site, mas atuam através de um espaço físico no próprio bairro.

Existem também outras ferramentas que, embora sejam pagas, o valor de investimento não é alto, então, recomendo que você conheça. O Semrush é um exemplo. Com ela, além do pequeno empresário poder evoluir seu trabalho de SEO, a ferramenta disponibiliza dados sobre busca orgânica paga e redes sociais.

As empresas também podem contar com dados das próprias redes sociais para fazer seus estudos e análises.

Limitação de verbas

A questão importante é que pequenos negócios possuem verbas muito restritas. Eu já trabalhei para muitos sites de e-commerce iniciantes que tinham verbas muito baixas para promover campanhas, contratar ferramentas e sustentar ao longo do tempo seu esforço de marketing. Isso me fazia pensar o quanto os números são importantes, pois se eles investirem no local errado, isso pode ser considerado o fim da empresa, infelizmente.

Quando falo de análise, de números para pequenos negócios, não me refiro a processos complexos, mas aquilo que é simples, eficiente e cabe no bolso do empresário. Afinal, saiba que, segundo o Sebrae, 99% de todas as empresas que existem no país, são de micro e pequenas empresas — MPEs (Fonte: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/qual-o-papel-das-pequenas-empresas-na-economia-brasileira**).**

Sendo assim, dificilmente essas empresas vão ter dinheiro para gastar com softwares caros, com divulgação cara para seus produtos e serviços. Muitas delas acabam sendo negócios locais, importantes para a economia da sua respectiva cidade.

O que eu vejo desses negócios é que grande parte ainda investe pouco quando se trata de dados. Muitos deles nem site possuem, quanto mais os números estatísticos, o que prejudica consideravelmente o crescimento da empresa, pois somente os números financeiros recebem algum prestígio pelos seus administradores.

Informações de mercado

É nessa linha que as empresas pequenas, que estão iniciando seus negócios, precisam ficar atentas aos dados internos e externos ao negócio.

Os dados internos são aqueles que você possui em sua empresa, como dados de acesso ao site, e-mail marketing, métricas de redes sociais, dentre outros.

Dados externos são aqueles onde você tem informações do mercado. Algumas empresas no Brasil se dedicam a fazer pesquisas mercadológicas e a divulgar pelo menos parte desses dados de graça ou em sua totalidade. Empresas como Sebrae, Webshoppers e também associações de classe apresentam dados que você pode aproveitar para entender como está o mercado e comparar com seus números para entender a relação entre eles e se encontrar no seu nicho.

Além disso, algumas empresas fazem pesquisas recorrentes sobre mercados, melhores canais, etc. A empresa Hedgehog, por exemplo, fez um estudo muito bacana sobre o State of Search Brasil, mostrando como a busca influencia no dia a dia do brasileiro. Isso, para novos e-commerces, por exemplo, pode ser uma fonte importante de dados para entender como podem aproveitar esse canal para vender online.

Dica para o analista de dados: sempre que recebo esses estudos de empresas e organizações, guardo eles em uma pasta no meu computador. Essas análises são utilizadas em informações, gráficos e prints em alguns relatórios que eu apresento. Isso enriquece meus estudos e ajuda a comprovar as hipóteses levantadas.

Antes de concluir, uma história

Em 2010, eu estava com um problema de elétrica em minha casa que exigia algum especialista para resolver, afinal, meus conhecimentos iam até certo ponto. Fiz o que era mais fácil, procurei no Google por um eletricista e encontrei um site, muito simples, de um prestador de serviço na área, mas com telefone e informações básicas sobre o tipo de serviço que fazia. Liguei, agendei e no dia do serviço aquele senhor chamado por mim de “seu Paulo” chegou pontualmente.

Enquanto ele fazia o serviço, curioso, perguntei para ele sobre o site. Ele me comentou o seguinte:

“Olha senhor Erick, esse site eu fiz, mas é muito simples, fiz com um sistema na própria hospedagem, justamente por que eu queria aparecer no Google. Aí, muita gente começou a me ligar. Eu passei de uns 5 serviços por semana para uns 3 por dia. O site tem umas 100 visitas por dia. Agora, eu vou chamar um assistente pra me ajudar no serviço e vou começar a fazer aqueles anúncios, sabe? Assim, eu consigo aumentar para uns 6 serviços por dia”.

O “seu Paulo” não era nenhum expert em dados, mas um homem que gostava de aprender e obter soluções para seu negócio e para a vida. Através de um small data ele conseguiu formar um raciocínio com os números e dados que tinha a sua disposição para melhorar seu negócio. Essa é a essência dos números, dos dados: resolver problemas de forma simples. E essa situação mudou um pouco a minha forma de olhar para os dados e a minha consciência de como às vezes fazer aquilo que é simples e óbvio pode ser a melhor saída para problemas complexos.

Esse artigo é dedicado ao Sr. Paulo.

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