Muitas empresas ainda não conhecem o potencial dos dados que possuem, e isso não é difícil encontrar, mesmo nos dias de hoje.
No Brasil, devido aos custos embutidos nas operações, o Retorno sobre o Investimento (ROI) precisa ser em um prazo aceitável para a saúde financeira da empresa. A alocação de dinheiro em estratégias onde o empresário não vê o retorno no curto prazo, pode ser desinteressante.
Eu vivi (e ainda vivo) muito isso no mercado de SEO (Search Engines Optimization – otimização para os mecanismos de busca). As empresas preferem investir em campanhas que vão trazer resultado imediato do que em SEO, que vai demorar alguns meses para que o resultado seja sentido no bolso. E não está errado. Só que uma coisa não elimina a outra.
Quando se trata de dados, vejo o mesmo cenário
Através de alguns estudos, você pode entender qual é o problema da empresa e fazer com que ela ganhe muito dinheiro resolvendo o que está errado. Infelizmente, grande parte dos decisores vai atribuir essa responsabilidade à ferramenta usada para consertar o problema, e não ao que levou a esse descobrimento.
É lógico que isso não é regra geral. Muitas organizações já investem pesado em business intelligence, ciência e engenharia de dados, mas ainda há muito o que se melhorar.
Nos últimos anos, a área de dados passou por uma ascensão, virou tópico de tendência no mundo corporativo. Isso já mostra a mudança de mentalidade das empresas, afinal, até o número de vagas na área aumentou dentro das diversas especialidades, como: ciência de dados, business intelligence, engenharia de dados, dentre outras.
Como empresas podem perder dinheiro não investindo em dados?
Não olhando para o real resultado das suas campanhas. E não é só receita. Muitas vezes, podem não enxergar o resultado do dinheiro que estão deixando de ganhar.
Por exemplo: a campanha está ativa, com ótimo retorno do investimento. Contudo, na análise você percebe que ela tem um problema, que, se ajustado, pode aumentar o retorno em 20%.
Em determinada ocasião, analisei um site e percebi que toda sua receita vinha de uma só origem. Haviam duas origens de tráfego não exploradas, potencialmente rentáveis, que poderiam aumentar a receita do e-commerce.
Saindo do contexto de marketing digital, sem olhar para os números, as empresas também podem deixar de notar outras coisas, como: desperdício em operações, setores problemáticos, erros em procedimentos, e muito mais. Onde há um problema, precisa existir um indicador.
Há como mudar a mentalidade e evangelizar aqueles que ainda não querem investir em dados?
O mercado já está fazendo isso, através de eventos, oferta de produtos e serviços.
O assunto tem se tornado atraente para a imprensa também, principalmente na pandemia, onde números e gráficos foram citados e analisados exaustivamente por especialistas e leigos. Tal fato, tornou a prática do “vamos olhar para os números” mais popular. E isso é bom, afinal, significa que as pessoas estão buscando referências para embasar suas opiniões. Nos meses mais críticos de pandemia, gráficos eram estampados nas capas de jornais e portais.
A academia também fez sua parte. Hoje, é possível encontrar diversas faculdades com cursos e pós-graduações focadas em dados.
Ideias para mostrar o retorno de investimento em dados
- Seus estudos podem mostrar o caminho para decisões que fizeram a empresa lucrar mais. Se a organização tem dificuldade em entender o resultado de suas ações, mostre o ROI e outros dados;
- Exiba cases de sucesso em diminuição de custos, aumento de vendas e lucro em empresas do setor. Caso você não tenha esses cases seus, use os que são publicados no mercado;
- Dê exemplos de ações, estudos que vai realizar, o que espera encontrar;
- Explore sua metodologia. Esse é um ponto importante para gerenciar a expectativa do cliente. Tenha um processo com os passos até a entrega da solução;
- Você pode dar um desconto pelo serviço, aliado a uma taxa de sucesso. Por exemplo, o cliente pede 20% de desconto, coloque essa porcentagem em uma taxa de sucesso de economia ou vendas;
- Dê alternativas modulares do serviço. Isso é algo que funciona muito bem em consultorias.