A grande parte das ações de marketing digital são oriundas de campanhas utilizadas para promover produtos e serviços. Tratam-se de ações de publicidade que ajudam a angariar tráfego para o site, de modo que ele possa ser encontrado e visto por uma audiência qualificada, e, por fim, atinja os objetivos de leads ou vendas.
O grande desafio para analistas de marketing é entender quais são as campanhas de maior sucesso e se estão trazendo para o site um público qualificado que atinge as metas estipuladas no planejamento da campanha. Sendo assim, é imprescindível que exista uma medição adequada dessas campanhas.
Quais as campanhas que estão fazendo mais sucesso?
Essa pergunta é realizada, na maior parte das vezes, pelos patrocinadores das campanhas, nem sempre com essas palavras. O fator sucesso pode ser entendido de várias formas também.
Pode ser a campanha com maior receita, maior número de leads, usuários, novos usuários, aí depende muito dos objetivos dela.
É importante dizer que campanhas podem estar operacionais em diferentes tipos de canais, como: mídias sociais, anúncios pagos no mecanismo de busca, publicidade em portais, e-mail marketing, entre outros.
E no Google Analytics 4, como faço para analisar as campanhas?
No GA4 você pode ter uma visão detalhada de suas campanhas em Relatórios -> Aquisição -> Menu aquisição de tráfego.
Geralmente, a tabela inferior (Imagem 01) vem mostrando o Agrupamento de canais padrão da sessão, mas você pode mudar – no canto superior esquerdo – para Campanha da sessão, com a finalidade de ver os detalhes.
No Google Analytics, nem sempre há uma única forma de conseguir realizar seus estudos. Também é possível observar como estão indo as campanhas através do menu principal Publicidade.
Recomendo que em suas análises você faça a comparação de períodos, inclua filtros de estado, cidade, dispositivos, etc. Isso pode ajudar muito para a confirmação de hipóteses.
Você também pode fazer download ou enviar um link dessas análises para a sua equipe — canto superior esquerdo.
Cuidados importantes para o registro de origens das campanhas
Em alguns relatórios, ao olhar o Agrupamento padrão de canais, é comum notar a presença de um canal “Other” ou “Unassigned”. Esse é um problema de parametrização da campanha.
Acontece que, quando o anúncio não está nos produtos Google, a sua parametrização não é automática, precisa ser configurada a URL da campanha para que o Google Analytics faça a identificação correta de origens como: tráfego pago de uma rede social, de uma campanha de outra rede, landing page, e-mail marketing, entre outras.
Para isso, você pode usar o Campaign URL Builder.
O básico de preenchimento são os campos:
- website URL — aqui é a URL direta para a sua campanha, pode ser uma landing page, a página de um produto, formulário, o que você quiser;
- campaign source — serve para identificar se o usuário está vindo de um site, de um e-mail de newsletter, de uma rede social, como Facebook ou Twitter;
- campaign medium — é a mídia da campanha. Aqui você tem algumas opções como cpc (para mídia paga), social, e-mail, banner, display, etc. É importante sempre consultar na ajuda do GA4 o “Agrupamento padrão de canais” antes de parametrizar a URL, para ter certeza de que vai enviar a instrução correta para a ferramenta;
- campaign name — o nome da sua campanha.
A seguir, o exemplo da parametrização de uma URL para campanha do Diário da Ciência de dados:
A URL, resultado dessa parametrização, deve ser utilizada na sua respectiva campanha.
Importação dos dados do Google Ads
Como o Google Ads é um produto Google, possui uma integração maior com o GA4, sendo assim, para ver os dados de suas campanhas é importante fazer a importação dos dados dele através do vinculações de produtos, como é feito com o Google Search Console para os dados de busca orgânica. Dessa forma, será possível ver os dados de palavras-chave, campanhas, etc.
Quer saber mais sobre o GA4? Veja a trilha de aprendizagem que eu preparei.