Indicadores de SEO

SEO: a importância de aprimoramentos em um site e a relação com a melhoria dos seus indicadores

Dados de SEO são muito importantes para questões de business intelligence, afinal, para a realidade de muitos sites maduros, a busca orgânica é fonte da maior parte de acessos e, consequentemente, de conversões, o que acaba tornando esse trabalho fonte de grande atenção do analista de BI.

Na maior parte dos trabalhos que fiz, elaborava relatórios mensais com dados de SEO, com indicadores de esforço, aqueles que mostravam a empreitada despendida em alterações técnicas e de conteúdo para melhorar o site. Além disso, apresentava também os indicadores de resultado, consequência das melhorias realizadas no site.

Há uma relação direta entre melhorias e resultados, por isso um acompanhamento dos indicadores é tão importante.

livro de seo

O que é o SEO?

SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca) é o ato de melhorar o site, sua experiência, seus aspectos técnicos e de conteúdo com o objetivo final de aparecer e receber cliques nos mecanismos de busca, nos resultados não pagos. O site vai evoluindo e os resultados começam a aparecer, ou seja, conforme você melhora um site, começa a colher os frutos desse esforço. Por isso é importante mensurar os indicadores de esforço, ou seja, aqueles que vão mostrar como o site está melhorando, tratando-se dos requisitos de SEO, em conjunto com o resultado alcançado.

Um esforço importante dessa disciplina de engenharia web, é a melhora da experiência do site. Hoje, os mecanismos de busca valorizam muito esse requisito e ele está diretamente relacionado com a melhoria de alguns indicadores. Por exemplo, hoje no Google Analytics 4, temos algumas métricas, como as de engajamento, que ajudam a definir e quantificar a experiência do usuário no site. Além disso, você pode medir cliques em botões, vídeos, conversões, dentre outros objetivos de negócios.

Indicadores de esforço e resultados

Ao realizar melhorias em um site, não significa que você terá evolução imediata nos indicadores. A busca orgânica é um pouco diferente da busca paga e outras estratégias de mídia que possuem resultados mais imediatos.

No início, o analista pode perceber uma demora na relação entre esforço e resultado. Por que isso? Pois haverá por parte de quem vai executar, um trabalho muito grande em adaptar todo o site para os requisitos importantes de SEO. Isso gera uma demora até que o mecanismo de busca note a mudança e comece a considerar essas melhorias, que irão refletir no posicionamento do site por palavras-chave importantes.

Então, é necessário que o analista de SEO faça um esclarecimento disso ao cliente, principalmente aqueles que almejam resultados rápidos. 

Dashboard com dados de SEO

O analista de BI pode colaborar com o trabalho de SEO, montando relatórios periódicos que mostrem ao cliente a evolução dos dados, bem como respondam questões iniciais sobre a evolução do projeto.

No Looker Studio, você pode montar um relatório com os dados que precisa, por exemplo: receita, número de usuários, páginas mais visitadas, cidades de onde os visitantes estão vindo, entre outros indicadores. Para selecionar só os dados de busca orgânica:

Insira um elemento de controle: Menu Inserir > Lista Suspensa. Posicione o elemento na tela e em Propriedades, no campo Controle, escolha “Grupo de canais padrão do primeiro usuário”.

painel de configuração da fonte de dados e grupo de canais
Imagem 01: controle de configuração da lista suspensa.

Depois basta escolher a busca orgânica na lista suspensa:

seleção do grupo de canais orgânicos
Imagem 02: seleção do grupo de canais orgânicos.

Semrush para mostrar os dados de esforço do processo de otimização do site

Em softwares como o Semrush, o analista pode acompanhar os dados relacionados com o esforço despendido nessa empreitada. No recurso Site Audit, da ferramenta, o analista de BI e o profissional de SEO podem encontrar dados importantíssimos relacionados à evolução oriunda do esforço empreendido no site.

indicadores técnicos no Semrush
Imagem 03: indicadores técnicos no Semrush.

Note que ele entrega dados sobre erros, avisos, um indicador de saúde do site, entre outros indicadores importantes.

O Semrush também mostra alguns indicadores bem importantes de conteúdo, através do site audit, que, se acompanhados, podem ajudar o analista de BI a mostrar a evolução dos dados e o de SEO a tomar decisões. Dados como: duplicações, links quebrados, dentre outros importantes. Ou seja, a melhoria desses números impactam diretamente nos resultados.

Embora o Semrush seja uma ótima ferramenta tanto para o analista de BI que trabalha com web analytics, quanto para o profissional de SEO, não podemos esquecer o Google Search Console, pois ele também mostra métricas importantes para a evolução daqueles indicadores relacionados com o esforço empreendido para melhorar o site, bem como os resultados alcançados.

Na verdade, existem diversas ferramentas que podem ser usadas tanto para obter dados oriundos desses indicadores de melhoria, quanto de resultados. No caso de dados de carregamento da página, por exemplo, eu gosto muito do Webpagetest.

Relatório mensal com resultados de SEO

Pense em montar um relatório mensal, mostrando a evolução desses números. Algo mais completo que o dashboard, com a análise dos números e contextualização deles. Pode ser um PPT, com uma estrutura como essa a seguir:

  1. Resumo executivo – neste resumo você pode colocar informações importantes para quem não tem tempo para ler todo o relatório ou está muito ansioso para saber os resultados alcançados.
  2. Indicadores de esforço – mostrando tudo que foi feito durante o mês e o progresso na diminuição do número de erros e problemas no site. Aqui o analista pode colocar uma tabela, com a evolução dos números. Por exemplo: o número de titles duplicados era de 137 e passou para 55.
  3. Indicadores de resultado – eles podem estar presentes em gráficos com linhas temporais, fazendo um comparativo, por exemplo, do número de usuários do ano corrente com o do ano passado.
  4. Conclusões e próximos passos – esse fechamento eu gosto de apontar fazendo uma relação entre os indicadores, algo como: “as correções realizadas em alguns requisitos importantes de SEO possibilitaram a melhoria de resultados, mas é importante dizer que ainda faltam correções importantes que irão impactar profundamente no resultado, portanto recomenda-se que sejam corrigidos com prioridade, a estrutura de URLs e os itens duplicados apresentados no relatório original”.

Creio que dessa forma será possível esclarecer ao cliente que todo o esforço de SEO é um esforço conjunto, multidisciplinar, e precisa de um acompanhamento de todos os profissionais envolvidos, inclusive, do analista de dados responsável por manipular e facilitar a mensuração e visualização dos dados apresentados, afinal, parte do trabalho do analista de SEO, durante todo o projeto, será conscientizar seu cliente de que, para que as metas desejadas sejam alcançadas, é necessário um esforço grande, que se trata de algo baseado em causa e efeito, ou seja, se trabalha muito, se despende muito esforço, para alcançar o resultado desejado.

Palestra sobre Indicadores para SEO no “SEO Night”

Nesta live, tive a oportunidade de explicar como estruturo o planejamento de análise de dados para métricas de SEO. Além disso, compartilhei exemplos práticos de alguns dos conceitos discutidos neste artigo. Vale muito a pena conferir!

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