Razões comprovadas pelas quais você deve observar indicadores de redes sociais

Atualmente, as redes sociais são fruto de grande atividade em toda a Internet. Imagine que onde você vai, leva seu celular e, com ele, suas redes sociais. As pessoas, a maior parte do tempo, usam seus dispositivos móveis para acessar as próprias redes e através delas se atualizar. Polêmicas, produtos, serviços ou mesmo como  entretenimento momentâneo, tudo passa pelas redes sociais.

Repare que em um elevador, por exemplo, as pessoas tendem a entrar e pegar o celular para checar mensagens e olhar o Facebook. Existem outras situações, em filas e salas de espera, onde os celulares fazem sucesso, pois o usuário acaba aproveitando esses momentos de ócio, para se distrair.

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O fato é que as redes sociais dominam nossa vida!

Não é objetivo deste texto discutir se isso é bom ou ruim, mas é a realidade. Eu, por exemplo, faço um esforço imenso para não olhar as redes sociais toda a hora. Existem várias reportagens e artigos sobre esse assunto, afinal, passar muito tempo nessas redes pode prejudicar a vida dos usuários.

Segundo o Data Reportal, em 2022, tivemos mais de 326 milhões de usuários ativos de social media com um tempo médio de 2 horas e 29 minutos. 

Empresas ganham dinheiro com redes sociais

Nos departamentos de marketing das empresas, as redes sociais são consideradas  um canal importante de comunicação com o consumidor. No início da ascensão das redes sociais na web, muitas organizações ficaram confusas em como responder a um possível diálogo com o consumidor, em como poderiam atuar. Mas com o passar do tempo, entenderam como esse contato deveria existir. Há um consenso de que é o consumidor que escolhe onde se estabelecerá uma conversa.

Os números de redes sociais são importantíssimos e devem ser considerados nas estratégias de comunicação das empresas.

Eu vejo duas frentes importantes de indicadores de redes sociais: dados relacionados às visitas no site e aplicativo, por ex: visitas que clicaram em links no Facebook e entraram no site; e informações de cliques, compartilhamentos, comentários e outras interações no Facebook, Instagram, Twitter etc.

Redes sociais são importantes fontes de visitas ao site

Os dados relacionados às visitas vão ajudar a avaliar a efetividade de campanhas pagas e orgânicas nessas redes. Pense que, embora o Facebook, por exemplo, seja um ótimo ponto de comunicação direto com o consumidor, também é possível alocar peças publicitárias. Ele tem o Facebook Ads, com a mesma ideia do Google Ads, uma plataforma de anúncios que vai exibir publicidade para os usuários que você escolher.

Além das campanhas, as empresas também têm suas postagens orgânicas, aquelas que não são patrocinadas/impulsionadas. 

Nessa categoria, podem ser considerados posts nas redes sociais, com novidades do blog da empresa, promoções no caso de e-commerce, campanhas de lançamento, entre outros. Hoje, as plataformas, como Facebook e Instagram, não dão tanta ênfase para esse tipo de publicação, quando se trata do alcance, do número de pessoas impactadas pela peça, afinal, o interesse deles é que o maior número possível de usuários sejam impactados pela publicidade.

Para os dados de tráfego para o seu site oriundos das redes sociais, você pode utilizar o  Google Analytics. No Google Analytics Universal tem uma aba, em Aquisição, chamada Redes Sociais, com dados de tráfego oriundo dessa rede, bem como conversões e outras informações importantes. Contudo, no GA4 não existe esse menu. É necessário que você monte um relatório através do menu Explorar, como mostra a imagem a seguir. Para isso: 

  • Acesse o menu Explorar no GA4. É o terceiro ícone do menu;
  • Em linhas, você vai colocar Origem. Vão aparecer várias em um primeiro momento, mas nós vamos tratar disso depois, para filtrar só as linhas que nós queremos;
  • Em Valores, “Total de usuários” ou outras métricas que deseja;
  • Vá em Filtros, e selecione Origem, escolha expressão regular (corresponde à RegEx).
  • No caso, eu usei uma expressão regular simples “facebook|linkedin|whatsapp|twitter” para que o GA me mostre só os usuários oriundos dessas redes.
indicadores de redes sociais de visitas
Menu explorar no Google Analytics.

A redes sociais exploram o diálogo com sua marca

Curtir, compartilhar, comentar, são verbos comuns quando se trata de social media e todos devem ser medidos. São indicadores de redes sociais importantes. Esse diálogo estabelecido entre marca e público deve ser aproveitado.

Para os dados, tanto de visitas ao site como da própria rede social, você pode usar o SemRush. Há inúmeras soluções no mercado, mas escolhi essa, pois ela reúne em uma única plataforma muitas ferramentas que me ajudam no monitoramento de vários indicadores.

Primeiramente, você deve ter ou criar uma conta no SemRush. Considerando o quão fácil é criar uma conta dessas (basta entrar em https://www.semrush.com/ e criar sua conta), não vou abordar esse processo, focando somente na análise dos números.

  1. No menu esquerdo, superior, da ferramenta, você encontra a opção Redes sociais;
menu para indicadores de redes sociais no sem rush
Menu de redes sociais no SemRush.
  1. Ao entrar nesse submenu, encontrará Painel de ferramentas Social Media
  2. Dentro desse painel, vá em Social Media Tracker, você pode criar um projeto no botão Create Project no canto superior direito. 
  3. Você precisa incluir o domínio do seu site e escolher um nome para o projeto;
  4. Depois o SemRush mostra uma tela para que você adicione as redes sociais relacionadas com o site.

Após adicionado o projeto, com as redes sociais, você pode entrar em Social Media Analytics. Ele vai mostrar os dados das redes sociais que você adicionou.

painel com indicadores de redes sociais
Overview de redes sociais no SemRush.

Note, na imagem anterior, que a ferramenta mostra alguns dados para cada uma das redes sociais adicionadas. São indicadores importantes, como:

  • New followers, ou seguidores — essa é a métrica mais comentada quando se quer entender o sucesso de um perfil em uma rede social, principalmente, se tratando de Instagram e Twitter. Influenciadores digitais adoram esse indicador;
  • Posts reach — mede o alcance dos posts. Não confunda alcance com impressões. Esse último mede a quantidade de vezes que a peça foi visualizada, enquanto o alcance considera somente os usuários;
  • Engajament rate —  trata-se de uma taxa de interação da audiência com a rede social. Aqui, o que a ferramenta faz é uma fórmula, com base no total de interações do usuário com os posts, número de posts e audiência;
  • Posts engagements — é também uma taxa de engajamento, onde você pode comparar quais posts tiveram a maior taxa de engajamento (clicks, share, likes) e entender quais os conteúdos prediletos da sua audiência. 

A ferramenta também possibilita você ver os detalhes de cada rede social nas abas superiores. Para cada rede social, o SemRush mostra seus respectivos indicadores. 

É importante entender que cada rede pode ter diferenças quanto a métodos de medição. Aqui, mais alguns indicadores:

  • Like — é um indicador importante quando se trata de Facebook, Twitter e Instagram. A quantidade de likes em um post no Twitter, mais a quantidade de comentários, pode mostrar a relevância de um determinado assunto;
  • Comentários — ah os comentários! Talvez sejam eles que transformam a rede social no que ela é. Esse é um dos indicadores mais controversos, pois nem sempre significa que o comentário é positivo. De qualquer forma, trata-se de um indicador de interação. Pense que as redes sociais são um espelho do que acontece na sociedade, logo, representa muito do que as pessoas sentem, então, da mesma forma que elas opinam e abordam assuntos na vida fora do computador, elas farão a mesma coisa nos comentários. Na minha visão, trata-se de um indicador que não deve ser visto sozinho;
  • Compartilhamento — ajuda a entender o quanto o post foi útil para determinada quantia de usuários. Principalmente, posts orgânicos, pois acabam precisando mais de compartilhamento para que sejam vistos por outros usuários;
  • Quantidade de posts — aqui é um indicador de produtividade das redes sociais, bom para avaliar a relação de posts com as interações e vendas no site da empresa.

Conclusões

Esses dados podem ser apurados dos concorrentes também, assim, é possível fazer um benchmark com o mercado, avaliar o tom usado na comunicação, possíveis problemas e como o consumidor procura esse tipo de negócio na internet.

Você também pode considerar o uso de outras ferramentas, como o Supermetrics e o Reportei, entre outras, que podem importar dados das redes sociais para o Looker Studio, o que é uma ótima ideia, afinal, você terá em um dashboard os dados que precisa.

Contudo, para obter os dados diretamente das redes sociais para o Looker Studio, você não vai conseguir fugir de um conector pago ou de uma solução paga (como o SemRush) que forneça esses relatórios para você. 

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