A inteligência artificial surgiu como uma excelente ferramenta de trabalho para analistas de diversas áreas no mundo todo e ajuda a agilizar os processos de estudo de dados, em alguns casos até prevendo resultados e dando ideias de como podemos direcionar ações e negócios.
Alguns profissionais utilizam essa ferramenta quase que 100% do tempo para elaborar seus estudos e interpretações de dados, mas, no meu caso, gosto muito de utilizar a IA como apoio no trabalho onde elaboro uma espécie de conversa com a ferramenta e, com isso, vou entregando alguns dados, pedindo algumas “opiniões”, revisando informações. Ou seja, não fico dependente da tecnologia, uso ela para auxiliar o processo que eu já fazia.
Vou elaborando essa conversa, compartilhando informações, pensamentos e perguntas, como se estivesse debatendo com um colega e, assim, vou construindo minha interpretação. E acredite, isso está ajudando muito a tornar meus estudos mais eficientes.
Niara
Niara é uma empresa brasileira dos meus queridos amigos Lisane Andrade e Carlos Eduardo Mendes de Castro Alves. Eles resolveram empreender no ramo da inteligência artificial, lançando uma ferramenta que analistas de SEO pudessem utilizar com o intuito de facilitar o seu trabalho no dia a dia. A empresa utiliza técnicas de prompt engineering para preparar a IA de modo que a ferramenta possa ser utilizada, principalmente, por profissionais de SEO e marketing, e também usa RAG (Retrieval Augmented Generation) para “alimentar” a IA com informações relevantes, especificamente, destinada aos propósitos de quem irá utilizar a tecnologia para seus respectivos objetivos.
No meu caso, eu utilizo a Niara de diversas formas, entre elas: para o meu trabalho de SEO, onde a uso como apoio na geração de titles, descriptions, correção de HTML, revisão gramatical de textos; e também para análise de dados, caso que estudaremos aqui nesse artigo.
Sim, eu uso muito esse tipo de tecnologia para análise de dados!
Explicarei um pouco sobre o modo que elaboro essa conversa com a IA, como se ela fosse minha colega de trabalho.
Analisando posts de blog
Para esse ensaio, vou utilizar os posts do meu blog, que também funciona como um laboratório de SEO e dados, para minhas pesquisas.
Ao entrar na Niara, acesso imediatamente o ChatSEO. Essa interface é bem similar ao ChatGPT e muito simples de utilizar. Você pode fazer qualquer pergunta para a ferramenta.
Então o que eu faço?
1) Começo a preparar a ferramenta com informações que serão úteis para o bate-papo que vou construir com a IA:
Erick: Olá, Niara! Vou colocar várias informações aqui, e depois vou pedir ajuda com algumas perguntas, ok? Primeiro passarei os dados de artigos que escrevi, com suas respectivas métricas de visualizações, usuários, etc, ok? Depois passo a característica, o perfil do público do blog.
Niara: Claro! Basta você compartilhar os dados e eu farei o meu melhor para interpretá-los e ajudá-lo com quaisquer análises ou recomendações de SEO e marketing digital baseadas nesses dados.
2) As informações de dados que eu vou passar para a IA são oriundas do Google Analytics(GA4) do menu: Relatórios > Ciclo de Vida > Engajamento > Páginas e telas. A tabela que aparece abaixo no GA4 é o que me interessa! Trata-se de uma matriz, com os respectivos posts do blog e colunas com dados de visualização, usuários, engajamentos, entre outros.
Configuro o meu período de análise para 1 ano e exporto o relatório para CSV.
3) Em seguida, basta abrir o CSV em um TXT e copiar essas informações para a Niara. Vejam o que ela me respondeu:
Notem que a IA interpretou os dados para mim, e, além disso, deu algumas dicas de como eu posso melhorar a navegação, otimizar conteúdos populares, dentre outros, mas a conversa não acaba aí, uma vez que posso combinar os dados com a análise de público.
Identificando meu público e combinando com os dados que eu inseri
A ferramenta tem um recurso muito bacana que é o: (Tarefas >) Entenda a sua Audiência. Aqui você pode colocar o Produto ou Serviço no respectivo campo que a Niara irá fornecer uma descrição do público-alvo. Note, na imagem a seguir, as características do público que a inteligência artificial fez para um blog sobre análise de dados, caso que estou utilizando para este ensaio:
Copie essa descrição de público, volte lá para o ChatSEO e procure o prompt que você estava trabalhando, pois agora é hora de combinar as informações.
Erick: eu quero que você combine os dados com o meu perfil de público e me dê ideia de posts para o blog.
Mas eu posso pedir para ela ser mais específica, fornecendo exemplos de títulos e ela fez isso brilhantemente (inclusive seguirei essas ideias, tks Niara!).
Você pode pedir também uma estimativa para a ferramenta. Ela vai relutar em passar uma previsão, mas você pode insistir.
Niara: Para uma estimativa geral, considere um aumento entre 10% e 30% no tráfego do blog, dependendo do sucesso das estratégias implementadas. Este intervalo é baseado em exemplos comuns de crescimento observados por blogs que utilizam estratégias de conteúdo eficazes, combinadas com marketing digital e engajamento com a comunidade.
Erick, eu administro um e-commerce, como posso fazer?
Você pode seguir a mesma lógica dos caminhos apresentados anteriormente. Pegue os dados dos produtos mais vendidos e coloque na inteligência artificial. Faça uma combinação do público com os dados e mais algumas informações que você tiver. Lembre-se que os dados não precisam ser necessariamente oriundos do GA4.
Veja a minha palestra sobre IA para análise de dados
Recentemente, apresentei uma palestra para a Abradirs, entidade na qual atuo como Diretor de Educação, sobre o uso da inteligência artificial na análise de dados. Durante a apresentação, explorei como a minha ferramenta, a Pirâmide de Indicadores, pode, em conjunto com as novas tecnologias de IA, auxiliar os analistas a conduzirem estudos e obterem insights valiosos. Confira na prática minha explicação sobre alguns dos conceitos discutidos neste artigo.
Conclusão sobre IA para análise de dados
A IA, por si só, não irá fazer o seu trabalho completo da forma que ele deve ser feito, pelo menos, por enquanto. Sendo assim, você deve utilizá-la como uma ferramenta de apoio, que irá ajudar você a interpretar melhor os dados e a obter insights importantes. O ponto principal aqui, na minha opinião, é você ter a ideia de conversar, debater com a IA. Seja na Niara, no ChatGPT, ou em qualquer outra ferramenta de inteligência que utilizar, organizar os dados, enviar dados confiáveis para a IA, fará toda a diferença; mas, começar a alimentar o prompt com dados e informações, poderá ajudar mais ainda!
Fique ligado que no livro que lançarei ainda esse ano, vou falar mais sobre esse assunto!