social analytics

Social Analytics no Youtube: medindo seu sucesso

O que é social analytics?

equipe trabalhando com dados de social media

Social analytics é um termo que designa o processo de: coletar dados de plataformas de redes sociais (como Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube); analisar e interpretar esses dados, para entender o comportamento humano e as interações, assim como o sucesso de cada uma dessas redes para um negócio ou organização. Trata-se da observação do comportamento dos usuários e dos resultados que uma marca atingiu nas plataformas sociais on-line. 

Esse trabalho também fornece informações sobre a eficácia de campanhas de marketing nas mídias sociais, o sentimento geral sobre uma marca e até mesmo insights de mercado.

A importância do Youtube

O Youtube é uma das redes sociais mais importantes quando se trata de entretenimento e busca de informações, além disso, ela gera dados muito importantes e que precisam ser observados com muita atenção para que novas ações possam ser elaboradas. 

Gosto de dizer, sempre que tenho oportunidade, que o Youtube é um dos principais mecanismos de busca para pesquisas informacionais. São aquelas pesquisas com caráter de buscar por informações rápidas, no sentido de “o que é”, “como fazer” etc.

Outro fato interessante é que se trata de uma rede social que as pessoas utilizam enquanto estão fazendo outras coisas. Muitos internautas utilizam o Youtube para ouvir podcasts, música, aprender sobre coisas, buscar dicas e soluções. Nesse enfoque, algumas empresas aproveitam esses comportamentos e produzem vídeos direcionados para seu consumidor em potencial.

Estratégia de vídeos

O Youtube é importante dentro de uma estratégia empresarial. Muitas empresas promovem conteúdo mediante vídeos para poderem divulgar seus produtos e serviços. Trata-se de uma forma de gerar conteúdo sobre seus produtos e serviços ajudando outras pessoas. Ou seja, muitas organizações aproveitam a busca informacional que o consumidor faz, para divulgar suas soluções não só através do alcance orgânico, busca e impressão, mas também mediante anúncios na plataforma.

O algoritmo do Youtube sofre mudanças para acompanhar diretrizes e comportamentos sociais. Isso acaba movimentando os números dos canais. Imagine que empresas foram formadas por conta da possibilidade de ganhos com o Youtube. Sendo assim, ações e estratégias de vídeos que atraiam audiência podem auxiliar na arrecadação de canais parceiros da plataforma, que ganham dinheiro através das publicidades na plataforma.

O objetivo dessas ações é melhorar a audiência do canal e com isso ajudar os objetivos de visibilidade de marca, comercialização de algum produto ou serviço, ou mesmo ganhar dinheiro com publicidade.

E nesse contexto podemos considerar a pergunta: por que é importante acompanhar os dados do Youtube?

Métricas Principais do YouTube

Os dados podem mostrar um caminho a ser seguido pelos publicadores, um recorte daquilo que deu certo. Se partirmos do princípio que as decisões devem ser tomadas com base em dados, olhar para eles para entender o que está performando bem, faz total sentido nessa grande rede social.

Se você possui um canal, pode acessar o Youtube Studio, a rede social mostra o desempenho do vídeo mais recente, onde já é possível analisar alguns dados interessantes.

Além disso, a ferramenta possui o próprio Analytics dela. Você pode verificar através desse recurso, dados como views (visualizações), número de inscritos, tempo de exibição de vídeos, entre outras métricas.

Estatísticas do canal, na primeira página do Analytics do Youtube
Estatísticas do canal, na primeira página do Analytics do Youtube.

Aqui estão as principais métricas e onde você pode encontrá-las no YouTube Studio:

  1. Visualizações: esta é a métrica mais básica. Ela simplesmente conta quantas vezes um vídeo foi visto. No menu à esquerda, clique em Analytics > Visualizações > Ver mais, para observar as visualizações por vídeo;
  2. Inscritos: são pessoas que optaram por seguir seu canal para receber atualizações sobre novos vídeos. No mesmo painel, você encontrará a métrica “Inscritos”;
  3. Tempo de exibição: apresenta a quantidade total de tempo que as pessoas passaram assistindo seus vídeos. No mesmo painel, em “Tempo de exibição”, você pode clicar em “Ver mais” para observar o tempo de exibição por vídeo. Isso é especialmente importante, pois você poderá comparar essa métrica para cada um dos vídeos e entender como eles estão mantendo ou não o interesse da audiência;
  4. Origens de tráfego: mostra de onde vêm as visualizações dos seus vídeos. No menu Análise > Modo avançado > Origem do tráfego. Essa informação pode ajudar a entender quais ações estão sendo feitas e estão colaborando mais para a audiência do canal.

Ferramentas de Análise e Visualização de Dados para o YouTube

Também é possível ver dados relacionados ao Youtube no Reportei ou no Looker Studio. Esse último inclusive tem um modelo de dashboard que pode ser usado. Com essas ferramentas você pode analisar dados do passado, além de fazer comparativos entre períodos.

O Looker Studio tem um Dashboard modelo que pode ser utilizado para analisar os dados do Youtube, onde você pode fazer uma cópia e customizar o seu relatório, ou mesmo clicar em “Usar meus próprios dados” para realizar suas análises.

Relatório de exemplo para Youtube no Looker Studio
Relatório de exemplo para Youtube, no Looker Studio.

Estratégias de Análise de Desempenho

Faça uma análise de cada um dos vídeos. No seu dashboard ou mesmo no Youtube Studio, que tem uma apresentação resumida do seu canal e vídeos, você pode observar quais vídeos tem mais curtidas, comentários, reações e entender quais assuntos chamam mais a atenção da audiência.

Uma dica aqui, você pode colocar essas estatísticas na Niara, ou outra IA do seu gosto (como comentei no artigo “IA para análise de dados”), e pedir para a inteligência fazer sugestões de outros vídeos com base no que deu certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *