Uma das confusões mais comuns ao ler dados no Google Analytics 4, principalmente por profissionais menos experientes na ferramenta, são entre as métricas de usuários novos e recorrentes. Nesse artigo vou explicar quais as diferenças e os cuidados na hora de realizar análises relacionadas com esses indicadores.
O que são usuários?
Somos nós. Sim, cada um de nós que navega por um site ou aplicativo.
Imagine a seguinte história: você, um usuário, pode entrar em um site pela primeira vez e navega por várias páginas. Você pode voltar mais vezes e toda vez que você volta, passa um tempo realizando a busca por produtos e serviços. Ou seja, pode ter várias sessões abertas em um período determinado, tornando-se, posteriormente, um usuário recorrente.
No Google Analytics 4 tudo são eventos! Vamos pensar nas etapas, mas do ponto de vista de eventos:
- “um usuário pode entrar em um site pela primeira vez” — o evento first_visit é disparado, aqui ele é considerado um novo usuário;
- “navega por várias páginas” — evento page_view;
- “pode voltar mais vezes” — evento session_start, o usuário entra no site novamente e abre uma sessão tornando-se um usuário recorrente;
- “passa um tempo realizando a busca por produtos e serviços” — user_engajament — depois do tempo de 10 segundos.
Se esse novo usuário rolar a página, um novo evento é disparado, o scroll, e, assim, com a ajuda dos eventos e seus parâmetros, a ferramenta vai captando dados para posteriores análises.
O que o Google Analytics 4 tenta fazer é perceber a jornada desse usuário para entender se ele é novo ou recorrente, através de algumas pistas, como: o User-ID, que é o “id” do usuário que a ferramenta usa para identificá-lo; indicadores de outros serviços do Google; ID do dispositivo; entre outras estimativas.
Ou seja, uma forma de saber quem é você considerando os dados que estão associados com a sua navegação e sua jornada entre dispositivos.
Vendo acontecer em tempo real no GA4.
No GA4, temos um recurso bem legal, que permite vermos isso acontecendo em tempo real. Para isso, basta acessar o menu: Relatórios -> Tempo Real -> Ver resumo do usuário – no canto superior direito. Ele vai mostrar o que acontece a cada passo da navegação e quais são os eventos disparados.
O usuário pode navegar por várias páginas; em cada uma delas vai ganhar um page_view. Você pode voltar lá mais vezes durante o período de um mês e, digamos que toda vez que você retorna, abre uma nova sessão. Ou seja, trata-se de um usuário que pode ter várias sessões abertas em um período determinado.
É importante entender a regra das sessões: elas expiram depois de 30 minutos de inatividade do usuário. Quando o usuário está navegando, com a tela ativa, não há limite para a duração.
Note que se você fizer um comparativo entre as sessões do Universal para o GA4, vai perceber que a nova versão possui menos sessões. Isso, porque ele considera uma continuidade da mesma sessão, caso o usuário saia do site e entre por outra origem de campanha.
É possível um usuário ser novo e recorrente?
Sim. É um cuidado necessário que o analista deve ter.
Se no período que você colocou, o usuário iniciar algumas sessões e uma delas for a primeira visita, ele poderá ser considerado um novo usuário e, também, um usuário recorrente (no período selecionado).
Se a pessoa tiver acessado pela primeira vez fora do período analisado e ela retornar no período analisado e a sessão for engajada, também é considerada recorrente.
Dessa forma, é possível observar que, dependendo da seleção de data estipulada para a análise, um visitante pode ser considerado novo, mas, também, recorrente.
Esse entendimento é importante para que saibamos o motivo das diferenças dessas métricas no Google Analytics 4.
Quer saber mais sobre o GA4? Veja a trilha de aprendizagem que eu preparei.