Você está frustrado com relatórios demorados e totalmente manuais? Então, conheça a ferramenta que irá facilitar seu trabalho — com o Looker Studio você terá um “save” de no mínimo 70% no tempo para fazer qualquer relatório.
O Google Data Studio foi lançado no ano de 2016, como a solução para visualização de dados e ferramenta de análise do Google, onde fosse possível reunir indicadores importantes para visualização e tomadas de decisões. De lá para cá, ele evoluiu muito e hoje está entre as soluções para construção de relatórios mais utilizadas no mundo. Além de ser simples de usar (como todos os produtos do Google), permite o compartilhamento de informações e trabalho simultâneo. Em 2022, o Google mudou seu nome para Looker Studio.
Como o Looker Studio muda o seu dia a dia?
Para a tomada de decisões, dependemos de diversas fontes de dados para realizar análises e, através delas, prover informações aos nossos times e clientes. Esse processo, que pode demorar horas ou até dias, tem a opção de ser automatizado.
Eu gosto de dizer que toda a atividade repetitiva será robotizada. Isso não é novidade, pois há anos já acontece. Os recursos tecnológicos estão aí para provar isso.
Com o Looker Studio é possível reunir todas as fontes em um só local, transformar dados em informações valiosas para o negócio, além de realizar algumas análises através de dashboards dinâmicos.
É possível criar um modelo único de relatório, com diversos filtros e possibilidades, que facilitará a análise de desempenho do time de vendas, clientes, etc. Perceba que falei sobre planilhas (e elas se multiplicam), mas podemos cruzar dados de outras fontes também.
Eu AMO utilizar o Looker Studio para combinar dados de campanhas de marketing online/performance. É comum no meu cotidiano, analisar em conjunto dados oriundos do Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, ferramentas de disparos de e-mails, banco de dados e CRMs (Customer Relationship Management).
Posso criar relatórios diários e semanais enviados automaticamente para os meus colegas, a fim de que já encontrem os dados combinados e possam colaborar para estratégia ou ação imediata de alguma campanha.
Como pode ajudar o meu negócio?
Principalmente, para quem trabalha com campanhas pagas (Google Ads, Display, Mídia Programática, DCO etc.), e-commerce ou qualquer tipo de venda online, olhar para os números, gerar relatórios e ter os dados atualizados no momento em que você precisa é fundamental.
Com o Looker Studio é possível construir dashboards reunindo essas fontes, colocando os mais variados gráficos, como: tabelas de dados, mapa geográfico, gráfico de colunas, entre outros, e exibir em um monitor na parede, para que a equipe fique atenta às atualizações em tempo real.
Por onde posso começar?
Para começar basta ter conta no Google e entender como funciona o processo de criação de origem de dados e relatórios. A ferramenta é gratuita, você não paga nada para usar.
Dicas e ideias para melhorar suas apresentações de dados
1. É fácil de usar no dia a dia, então substitua sua ferramenta de relatórios. Desde o uso técnico ao executivo, a ferramenta permite diversas visões, filtros e utilizadores que irão complementar a necessidade de análise de dados. Não perca tempo, com horas de trabalho, use esse tempo para executar análises! Ou seja, se você gasta duas horas semanais para fazer qualquer relatório manualmente, é hora de pensar em usar o Looker Studio.
2. Se você usa dados de redes sociais, a solução é carregá-los direto no Looker. Hoje, não há custo para a utilização da ferramenta, contudo, para alguns conectores (usados para alimentar o Looker com dados de redes sociais), talvez seja necessária uma assinatura mensal. A ferramenta disponibiliza alguns conectores do próprio Google, alguns sem custos, outros com custo. Há conectores de parceiros, a maioria deles são pagos. Esse recurso serve para que seja possível ligar o Looker Studio com as fontes de dados externas, principalmente de outras ferramentas.
Aqui, já puxo o gancho para mais uma solução.
3. Combine os dados que você precisar. Como já comentei, é possível cruzar dados em um único local e obter informações importantes para o seu negócio. Além de possuir a integração fácil com produtos do Google, como o Google Analytics e Google Ads, entre outros. No caso, é só procurar o conector para a respectiva ferramenta para trazer os dados dela. O sistema irá exigir que você tenha acesso com alguns direitos específicos à essa fonte. Então, é necessário que esteja logado na sua conta Google que possui o acesso.
Você pode utilizar a ferramenta para combinar dados oriundos de outras fontes, e, assim, automatizar os seus relatórios hoje! Sempre atualizado com a sua origem de dados, sem esforço manual.
Se eu tenho uma planilha de vendas do mês com o nome dos clientes que foram contatados e em outra planilha tenho os pedidos feitos pelos clientes, e ambas estão no Google Drive, é possível cruzar esses dados através de tabelas combinadas, como no exemplo a seguir.
4. Automatize a entrega! Precisa gerar um relatório periódico onde você perde muito tempo atualizando os dados? Use o Looker Studio e direcione o seu tempo somente para a análise dos números. Ele vai automaticamente processar os dados combinados e entregar nos dashboards.
Para agendar a entrega do relatório semanal, por exemplo, é só clicar no botão Compartilhar -> Programar entrega de e-mail, e depois preencher os dados com e-mail de entrega dos destinatários e, por fim, determinar dia, hora de entrega e sua periodicidade.
Sugestão é: se você possui quantidade massiva de dados, não tente processá-lo diretamente no Looker, pois ele vai demorar muito. Faça a combinação dos dados em uma ferramenta como o BigQuery e depois exiba a visualização no Looker.
5. Crie padrões de relatórios. Assim, você não perde tempo tendo que pensar em design, afinal, se a ideia é agilizar seu processo de entrega de relatórios, quanto mais padronizar, melhor. A ideia aqui é elaborar modelos junto ao especialista de UX. Mas… se você não possui colegas trabalhando com design na sua empresa ou possui dificuldades para criar layouts e modelos, o Looker possui alguns modelos prontos, exibidos logo que você entra na ferramenta.
6. Acompanhe os indicadores de gestão. Muito se fala da utilização do Looker Studio para a exibição de KPIs (Key Performance Indicators), eu, por exemplo, utilizo muito a ferramenta para avaliar indicadores de gestão. Você pode fazer isso de forma automática, caso suas ferramentas de administração da empresa tenham APIs, ou mesmo usar uma solução, como o Make. Se você achar isso muito complicado, pode padronizar a alimentação dos dados em uma tabela, que irá recebê-los e, automaticamente, serão processados na ferramenta.
7. Elabore um processo. Principalmente, em casos manuais. Eu adoro automatizar coisas e na minha visão, isso tem de acontecer com todos os processos repetitivos, mas, às vezes, precisamos trabalhar as coisas em camadas e ir evoluindo gradualmente. Se você vai utilizar como fonte de dados a planilha, converse com sua equipe, determine o processo, o padrão, para que os dados sejam alimentados corretamente, com a periodicidade correta. Considere também auditar os dados na ferramenta, seus conectores, filtros etc.
E você? Como faz os seus relatórios?